Por indicação de um amigo, que tem um ótimo senso crítico, aluguei um filme, de quase 6 horas, para assistir. Cansativo? Que nada, as abordagens são ótimas e os atores então, sem comentários. Al Pacino, Meryl Strip Streep, Emma Thompson, Justin Kirk (que eu não conhecia, mas que faz uma atuação maravilhosa), entre outros. Era uma série que virou filme, uma série que ganho muitos prêmios.
Basicamente o tema abordado é em relação à aids na Década de 80, onde ela ainda era vista como doença de homens homossexuais, tratada com muita aversão por muitos, principalmente por desconhecerem que não era uma doença transmitida por toques, abraços, etc.
Não sendo este o único preconceito presente no conteúdo do filme, que mostra ainda uma crítica ao governo americano da época, ao mesmo tempo tratando da questão no nacionalismo/patriotismo, muito forte em alguns americanos.
Aborda de maneira muito minuciosa os conflitos humanos e mostra os vários sentimentos em que se funde o homossexual, mostrando seu lado humano também - diferente do que muitos preconceituosos acham - carência, coragem, perversão, fragilidade, enfim, coisas que qualquer pessoa tem.
Em alguns momentos do filme dá vontade de chorar, o sofrimento enfrentando por pessoas doentes; o orgulho de alguns, que mesmo sabendo que a morte está chegando, conseguem ser frios e arrogantes, espantando de perto pessoas que só queriam curtir mais uns momentos ao seu lado; a luta contra sentimentos que batem forte dentro do peito, deixando acuadas em um canto qualquer pessoas sem coragem para enfentar a vida e outros momentos de muita sensibilidade nos levam à várias sensações.
Realmente um filme inteligente e polêmico. Mas vale dizer que não é um filme que qualquer possa assistir, é importante gostar de cinema e ter a mente aberta.
0 pessoa(s) comentando:
Postar um comentário