Sabedoria oriental

- As vezes eu queria mudar umas coisas em mim, no meu jeito, mudar umas visões que tenho.
- Não exija demais de você e dos outros, preserve suas linhas de pensamento e conduta, mas seja um pouco flexível. Lembre-se, o que é mais fácil quebrar? Um pau seco ou um bambu?
- Um pau seco. Por quê?
- Porque o bambu é mais maleável, ele vive mais tempo e passa por todas as tempestades sem cair. Entende a analogia?
- Acho que sim, mas explica, gostei de te ouvir.
- Se tu tiver uma tempestade, um vendaval, numa floresta ou num mato de bambu, com certeza o prejuízo maior será na floresta, porque quando somos mais maleáveis sofremos menos, caímos menos, temos menos depressão e com isso damos mais chances à novas oportunidades, não perdemos tanto tempo lamentando o passado. Não estou dizendo que passemos por cima dele, mas que aprendamos a usar o tempo a nossa favor. Quando somos rígidos demais com nossos sentimentos (de bem ou de mal) a cada pancada que levamos demoramos demais para levantar e quando conseguimos nos reerguer percebemos o quanto tempo se passou e na verdade a vida continua ali, viva. Não estou dizendo pra abrir mão dos princípios, jamais, mas pra sermos sábios... com nossas tristezas e depressões. Que façamos com que as interpéries da vida apenas nos dê umas balançadas nos galhos, mas que jamais arranquem nossas raízes.
- Muito legal isso que tu falou. Tens plena razão.
- É sabedoria oriental. Certa vez li algo parecido. Temos sim que valorizar o que temos de bom, deixar isso ser mais forte que nossos defeitos. Tu me acha uma pessoa legal?
- Legal? mas claro, eu gosto muito de ti, por isso que implico contigo e fico tomando o café e a água que tu serve pra ti, pego os relatórios que tu imprime e eu sempre esqueço, me deito no teu ombro com sono por acordar cedo. Me diz, com quem mais faço isso nas reuniões? Pra quem fui mostrar meu carro novo logo que comprei? Ainda pergunta isso... Mas porque a pergunta?
- Tu acha que não tenho defeitos? Que não me deprimo? Que não tenho minhas quedas? Minhas chatices? Minhas manias? Tenho... mas procuro deixar ficar mais a tona o que faz as pessoas se sentirem bem do meu lado.
- Sim, eu sei disso e também penso assim. Tento agir dessa maneira. Mas não estou triste, apenas comentei contigo algo que estava me incomodando.
- Eu sei, te conheço. Mas, enfim, dê uma chance à você, seja um grande bambu!

0 pessoa(s) comentando: